Tinian Ilhas Marianas Setentrionais
- Principais aeroportos:
- Tinian (TIQ)
- Saipan (SPN)
- Estados:
- Ilhas Marianas Setentrionais
Um minúsculo paraíso do mergulho e da história da Segunda Guerra Mundial
A Manhattan Connection
Na Segunda Guerra Mundial, quando grande parte da ilha era usada como base aérea da Marinha dos EUA, as ruas locais foram delineadas com nomes de suas iguais na cidade de Nova York. Você pode até mesmo dirigir pela Broadway, 42nd Street, Lenox Avenue, Riverside Drive e Eighth Avenue, apesar de estar a 13 mil quilômetros de distância. Aeronaves abandonadas na fuga podem ser vistas em North Field, onde placas assinalam os boxes onde os aviões Enola Gay e Bockscar foram carregados com bombas atômicas antes de partirem para Hiroshima e Nagasaki.
Monumentos e artefatos
As pré-históricas pedras taga são relíquias do antigo palácio construído pelo chefe taga chamorro há mais de 3 mil anos. Na primeira metade de 1900, Tinian foi produtora agrícola de uma empresa japonesa de açúcar e rum; evidências da presença japonesa ali são visíveis nos santuários, canhões e ruínas de Shinto, espalhados pelas selvas e cavernas da ilha. O mais espetacular dos monumentos naturais é o Blowhole, onde colunas de água se lançam a 10 metros de altura no ar.
Diversão na terra e na água
O principal atrativo dos visitantes a Tinian é a prática do mergulho: sob as águas ao redor da ilha ocultam-se inúmeros recifes, embarcações naufragadas e cavernas. Alguns dos pontos mais procurados são Dump Cove, onde você verá aviões, tanques, munição e jipes da Segunda Guerra Mundial, e Tinian Grotto, o mais popular local de mergulho em cavernas. Para quem pesca com arpão, Unai Dankulo, cujo significado é "Praia comprida", é o lugar ideal no litoral oriental, enquanto penhascos à beira-mar proporcionam o ambiente certo para a pesca. Se preferir apenas se esticar na praia e dar uns mergulhos, passe algum tempo em Taga Beach, Tachogna Beach ou Chulu Beach. Passeie pelo porto ao visitar San Jose, a maior vila da ilha.
Fato interessante

Pelo que tudo indica, Tinian foi avistada pela primeira vez pelo famoso explorador Ferdinand Magellan durante sua viagem ao redor do mundo.
