Skip to main content
Angel Oak
1 de 1
  • Estados:
    Carolina do Sul

O organismo vivo mais antigo do sudeste.

Acredita-se que Angel Oak, uma lenda de Charleston, na Carolina do Sul, seja um dos organismos vivos mais antigos a leste do Mississippi River (Rio Mississippi). A árvore tem 20 metros de altura, ou o equivalente a 6 andares de altura, mede 8,5 metros de circunferência e uma área de 1580 metros quadrados é sombreada por sua coroa tentacular. O maior galho atinge 57 metros.

Estima-se que a árvore tenha entre 400 e 500 anos, este carvalho vivo do sul sobreviveu a uma série de furacões, enchentes e terremotos. A árvore foi danificada pelo furacão Hugo em 1989, mas se recuperou e continua crescendo.

Os carvalhos do sul são nativos das planícies do litoral das Carolinas. Eles tendem a crescer mais para os lados que para cima, mas, devido à sua idade, o Angel Oak cresce nas duas direções. Seus galhos se projetam em todas as direções, alguns transpassam o solo e voltam a crescer acima da superfície.

Seu nome vem da Angel Estate, de propriedade do casal Justus Angel e Martha Waight Angel. No entanto, lendas locais dizem que os fantasmas de ex-escravos aparecem como anjos ao redor da árvore.

Hoje, a árvore é propriedade da cidade de Charleston. Recentemente, um plano para a construção de apartamentos perto de Angel Oak foi analisado e impugnado pela S.C. Coastal Conservation League (Organização de Conservação Costeira da Carolina do Sul). Eles argumentam que a construção alteraria o fluxo de água subterrânea para a árvore e desmataria as florestas próximas, cujos sistemas radiculares estão estreitamente ligados ao Angel Oak.

O Angel Oak é apresentado no romance The Heart of a Child de Emily Nelson. A área também abriga uma série de eventos artísticos e sociais durante a primavera e o verão.

O que você deve saber antes de ir

Não há transporte para o parque da árvore, mas há um espaço de estacionamento muito grande e a visitação à árvore é livre para apreciação!

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados: