Skip to main content
Banda de metais toca nas ruas do French Quarter em Nova Orleans, Louisiana
1 de 5
Vistas do Rio Mississippi em Nova Orleans, Louisiana
Paul Broussard
2 de 5
Artista exibindo o seu trabalho na Jackson Square em Nova Orleans, Louisiana
Zack Smith
3 de 5
A colorida arquitetura da Royal Street em Nova Orleans, Louisiana
4 de 5
Músicos tocam na Frenchmen Street em Nova Orleans, Louisiana
5 de 5
  • Estados:
    Louisiana

O French Quarter envolve você com a beleza colonial do século XVIII, aromas sedutores e som da música.

Não importa se você veio para o Mardi Gras ou em qualquer outra época do ano: são poucos os lugares no planeta que conseguem aguçar os sentidos como Nova Orleans. Esta famosa cidade às margens do rio Mississippi fez 300 anos em 2018. Você sentirá de imediato sua rica história ao colocar os pés no French Quarter e entrar em transe ante sua arquitetura, a cozinha cajun e a música vibrante tocada nos restaurantes e nas esquinas das ruas.

Batendo perna na praça

Comece o dia pela Jackson Square, o centro cultural do French Quarter. A estátua do Gen. Andrew Jackson montado em seu cavalo fica voltada para o Rio Mississippi, com a St. Louis Cathedral como pano de fundo. Nessa bela praça, não faltam música e arte. Mesmo na manhã de um dia de semana, quando você dá uma paradinha para ouvir um grupo de músicos, é possível ouvir outro na esquina seguinte. Em meio a essa atmosfera festiva, os artistas locais criam e vendem seus trabalhos nas proximidades da praça.

Dê uma rápida caminhada até o famoso Café du Monde e tome um fabuloso café au lait com beignets. Vai voar açúcar por todo lado, mas vale a pena! E o café... Que delicioso. Continue um pouco mais rio abaixo para ver o histórico French Market: seis quadras de roupas, livros, lojas de doces e coisas assim.

Vista de St. Louis Cathedral e Jackson Square

Vista de St. Louis Cathedral e Jackson Square
Ver mais

Dançando nas ruas

Em todo o French Quarter, espere ver músicos e artistas de rua. Os músicos de rua costumam povoar os momentos mais memoráveis dos visitantes. Imagine sair de uma das lojas da Royal Street bem na hora que está passando um desfile de músicos tocando pela rua. Conhecidas como "Second Lines", esses desfiles na rua improvisados são uma tradição da qual Nova Orleans muito se orgulha. Ou você pode se perder pelas ruas quando uma banda de jazz local completa com washboard, tuba, contrabaixo e bateria começar a tocar na esquina. Quem passa por ali começa a dançar, enquanto uma multidão de moradores e visitantes se reúne na calçada para curtir a música ao pôr do sol.

Casal aproveita o momento para uma dança improvisada enquanto artistas se apresentam no French Quarter

Casal aproveita o momento para uma dança improvisada enquanto artistas se apresentam no French Quarter
Ver mais

Berço do jazz

E, claro, além do Mardi Gras, Nova Orleans é muito conhecida também por ser o local de nascimento do jazz. Essa forma de arte exclusivamente americanada se desenvolveu aqui há 100 anos, quando músicos afro-americanos absorveram elementos musicais europeus e criaram um som único. Até hoje em Nova Orleans, você ainda pode curtir um jazz sem compromisso em quase todas as esquinas ou ir até um legítimo clube de jazz. Uma viagem para Nova Orleans não está completa sem um bom e autêntico jazz.

São inúmeros locais para escolher em toda a Nova Orleans, mas os amantes do estilo e quem ainda o está conhecendo não podem perder a apresentação no Preservation Hall. Essa é uma verdadeira instituição de Nova Orleans, onde você pode curtir o autêntico jazz.

Outro excelente local para curtir um jazz ao vivo é a Frenchmen Street, a cerca de um quarteirão do French Quarter. Essa animada área veio a ser conhecida pelos moradores como um dos melhores lugares para curtir música ao vivo na cidade. Pegue uma cerveja e vá bater perna na rua para ouvir o que vem de cada bar. Não faltam locais de apresentação e clubes de jazz para escolher, e um favorito em especial é o Spotted Cat Music Club. A placa do lado de fora da porta diz que a música começa a rolar às 16h e só para às 2h da matina, horários típicos da diversão em Nova Orleans. Você não tem desculpa para perder!

Banda de segunda linha marchando pelas ruas da cidade

Banda de segunda linha marchando pelas ruas da cidade
Ver mais