Skip to main content
Xperimento, uma banda multicultural e de gênero híbrido, posando à beira-mar em Miami, Flórida
1 de 1
  • Estados:
    Flórida

Vamos começar com o básico: Miami, na Flórida, tem praias. Praias são lindas. A Flórida é vibrante.

Mas, vamos um pouco mais adiante: além da areia branca, da água azul-turquesa e dos edifícios Art Déco em agradáveis tons pastéis, Miami é um epicentro movimentado e multicultural, repleto de música, arte e sabor.

Emiliano, trompetista da Xperimento, uma banda multicultural e de gênero híbrido, explica: "Essas culturas de Cuba, Argentina, Colômbia e Estados Unidos trazem o que eles têm a oferecer a Miami, e o resultado é uma bela colisão de um som único". Emiliano fala da experiência: a banda de Miami mistura sons mundanos desde a cúmbia à salsa — dois ritmos da dance music latina — com elementos de funk, ska, R&B e hip hop. E, embora, todos esses elementos juntos criem um som moderno, suas raízes são um curso intensivo na história musical (e geopolítica).

Calle Ocho

Se os sons latinos são o coração pulsante de Miami, Emiliano considera o Calle Ocho — um festival anual de música — a "veia principal". O Calle Ocho é o maior festival hispânico do mundo. Com mais de um milhão de visitantes por ano, o festival se estende por 28 quarteirões da cidade de Little Havana e conta com 30 palcos de entretenimento ao vivo. Ao caminhar pelas ruas, você encontrará vendedores locais de comida, jogadores de dominó, artistas e dançarinos.

Bares e restaurantes populares lado a lado em Calle Ocho

Bares e restaurantes populares lado a lado em Calle Ocho
Ver mais
Mais informações

O ritmo de Little Havana

Fora do Calle Ocho, não é incomum parar para dançar durante um passeio tranquilo pelas ruas de Little Havana. A paisagem sonora da cidade é composta por artistas de rua rítmicos que trazem sons e instrumentos de todo o mundo — atabaques cubanos, zouk haitiano, samba brasileiro e reggae caribenho são uma pequena amostra do que você pode ouvir a qualquer momento. Depois de parar para sambar com uma bela dançarina, Emiliano explica: "Isso é o que acontece aqui em Miami. A maneira como falamos, dançamos, caminhamos e cozinhamos é um reflexo de outras regiões do mundo de onde viemos para dar vida às pistas de dança aqui, nos Estados Unidos."

Dançando nas ruas de Little Havana

Dançando nas ruas de Little Havana
Ver mais
Mais informações

Art Basel

Além de música e dança de alto nível, Miami (juntamente com a Suíça e Hong Kong) sedia a Art Basel, uma feira internacional de arte onde colecionadores, galeristas e artistas se unem para apoiar e promover o mundo da arte. Com mais galerias do que nunca surgindo, a cena artística de Miami está prosperando. Muitos artistas locais se inspiram na vitalidade da cidade colorida — outro sinal de suas fortes raízes latino-americanas — e a Xperimento faz parcerias com esses artistas para criar as capas de seus álbuns e obras de arte. As colaborações são importantes aqui, pois os artistas que são fluentes na linguagem da cultura de Miami influenciam fortemente o trabalho uns dos outros. Como Emiliano descreve, "Eu acho que a estética da cidade em si é muito colorida, e isso mostra a arte e a música que vem dela."

Mais informações

A South Beach dos moradores locais

Mergulhe na arte de rua local e não deixe de conferir os murais em Wynwood. "Você vai encontrar novos bares e locais surgindo. O bairro é considerado a nova vida noturna de Miami. É o lugar ideal para ir a uma festa, divertir-se e esquecer os problemas." E em vez dos tradicionais drinques na praia (deliciosos por si mesmos), Wynwood é famoso por suas cervejarias em expansão e pela premiada cena de cervejas artesanais.

A banda Xperimento, levando sua música para a cidade

A banda Xperimento, levando sua música para a cidade
Ver mais
Mais informações

Comida caseira de Miami

Outra bebida pela qual Miami é conhecida? O café cubano. Os membros da Xperimento vêm ao Versailles, um famoso restaurante familiar, desde que se entendem por gente. O Versailles é uma instituição que existe há 50 anos, e por uma boa razão: com comida cubana-americana tão autêntica, o grande restaurante consegue fazer com que as pessoas sintam como se estivessem compartilhando uma refeição familiar em casa.

Enquanto conversam durante o almoço, Nicole — a proprietária da terceira geração — comenta: "Todo mundo sente que essa é sua segunda casa. É aqui que eles vêm para chorar, comemorar, comer a qualquer hora do dia; é realmente especial fazer parte de algo assim." Emiliano rapidamente intervém nas celebrações que vê acontecerem no restaurante, "Todo mundo sabe, eles fazem a festa sempre que o Miami Heat vence. Eles sempre vêm celebrar aqui."

Depois de saborear o "lechón asado", carne de porco grelhada cubana, um pouco de café forte vai deixá-lo animado e pronto para ir às ruas com a nova energia de Miami. "À noite, quando o clima de festa começar, você passará por uma charutaria e verá tambores e as pessoas dançando nas ruas e se divertindo."

Miami, na Flórida é constantemente agitada, e seus moradores são cheios de energia e vitalidade. Então, sim. Você pode vir à cidade para passar férias na praia, mas por que você parar por aí?

Saboreando um café cubano na janela de pedidos para viagem do Versailles

Saboreando um café cubano na janela de pedidos para viagem do Versailles
Ver mais
Mais informações