Skip to main content
A banda de bluegrass The Wooks em uma fazenda em Owensboro, Kentucky
1 de 1
  • Estados:
    Kentucky

A banda nativa de Bluegrass, The Wooks, convida você a conhecer sua cidade sulista, onde o banjo agrada tanto quanto o churrasco e o bourbon.

Para o transeunte, Owensboro, Kentucky é um vilarejo despretensioso escondido na orla do rio Ohio. Mas tire um tempo para analisar atentamente e você descobrirá um dos epicentros culturais mais movimentados que o coração dos Estados Unidos tem a oferecer.

"Owensboro é um lugar que sempre recebe as pessoas com um sorriso, algo delicioso para comer e algo ótimo para ouvir." Arthur Hancock, vocalista da banda de bluegrass The Wooks diz que "quando você está em Owensboro, pode ouvir banjo, um ou dois violinos, mas, sem dúvida, você vai ouvir os sons agradáveis do puro bluegrass."

Cultivado por uma comunidade muito unida

Se você voltar às origens do gênero bluegrass, você se verá não muito longe de Owensboro, na Rosine Methodist Church (Igreja Metodista de Rosine), onde, em 1923, um jovem chamado Bill Monroe aprendeu a cantar. (Seu local de nascimento também fica próximo.) Chamado carinhosamente pelos amantes do bluegrass como "O Pai do Bluegrass", por ser o fundador da primeira banda de bluegrass na década de 1930, Monroe desenvolveu e aperfeiçoou sua arte ao longo de seis décadas. A lista de músicos que foram ensinados diretamente por esta lenda incluem Earl Scruggs, Lester Flatt, Sonny Osbourne e Ricky Scaggs. Monroe viria a revelar um gênero que se estenderia muito além dos limites de seu condado nativo de Owensboro, ele nasceu e cresceu em uma fazenda em Rosine, fora da cidade.

A tradição de jams dançantes e riffs contagiantes que Monroe criou, e que Hancock deu continuidade, faz parte do que une estreitamente os nativos de Owensboro. "No bluegrass, você vai encontrar um pouco de gospel, blues, um pouco de violino escocês-irlandês, música da Tin Pan Alley e música country. O bluegrass leva uma comunidade a criar, ele encoraja a participação, e é por isso que ele representa tão perfeitamente "Owensboro"."

O local de nascimento do lendário Bill Monroe, "O Pai do Bluegrass"

O local de nascimento do lendário Bill Monroe, "O Pai do Bluegrass"
Ver mais

Onde existem deliciosas tradições

"Owensboro prepara churrasco de uma maneira única, com carne de carneiro grelhada... Quando as pessoas começaram a se estabelecer ao longo da linda curva do Ohio River (rio Ohio), a carne de carneiro era abundante. A Old Hickory Bar-B-Que está em atividade há mais de 100 anos, e eles têm o melhor burgoo da cidade — uma mistura de três carnes grelhadas — é doce e delicioso. Visite a O.Z. Tyler Distillery e conheça Jacob, um mestre destilador da terceira geração, para acompanhar aquela suculenta carne de carneiro com uma dose de uísque de centeio", diz Hancock.

O Miller House, uma deslumbrante propriedade de 1905, localizada no centro da cidade, que hoje funciona como um restaurante sofisticado, também é um lugar perfeito para apreciar mais de 300 uísques de cor caramelo no bar da cave. Ou, se as coleções menores forem um pouco menos intimidantes, o Bulleit Bourbon Bar no interior do Owensboro Convention Center (Centro de Convenções de Owensboro) oferece 40 tipos de uísque, incluindo safras exclusivas limitadas.

Então, o que o futuro reserva para Owensboro e os Wooks? "Vamos nos apresentar no novo Bluegrass Music Hall of Fame & Museum (Museu e Galeria da Fama da Música Bluegrass) em Owensboro, Kentucky", salienta Hancock. O museu passou por uma reforma de quinze milhões de dólares e agora inclui espaços para apresentações e exposições dedicados ao gênero único. "Eu acho que é um divisor de águas", afirma Hancock, "e perfeito para esta região."

The Wooks fazendo um tour na O.Z. Tyler Distillery

The Wooks fazendo um tour na O.Z. Tyler Distillery
Ver mais

Finalmente, um lugar que ama seu povo

E não é apenas o investimento da cidade que mantém a cultura de Owensboro intacta — são as pessoas. Hancock faz uma pausa por um momento, refletindo sobre os objetivos da banda. "Os Wooks têm esperança de poder inspirar as futuras gerações a tocar, celebrar e adotar o bluegrass. Afinal, todos são bem-vindos independentemente de sua trajetória."

Não muito diferente de Bill Monroe, anos antes dele, Hancock faz parte de uma história maior. Os aspirantes a violinista e banjoísta reuniram-se em Owensboro na década de 1950 para aprender os acordes do bluegrass com o próprio pai da música. Hoje, o novo Museu Bluegrass segue essa mesma tradição, oferecendo um programa "Bluegrass in the Schools" (Bluegrass nas Escolas), que ensina aos alunos do ensino fundamental de 23 escolas locais os fundamentos do gênero, bem como a forma de tocar os instrumentos. Os Wooks representam um capítulo na rica e acolhedora história de uma pequena cidade com uma grande personalidade. Um lugar que ama o seu povo, sua saborosa carne de carneiro e, claro, sua música.

Os Wooks se apresentando em uma fazenda local perto de Owensboro

Os Wooks se apresentando em uma fazenda local perto de Owensboro
Ver mais