Skip to main content
National Cathedral
1 de 1
  • Estados:
    Washington, D.C.

Um pequeno pedaço da Lua está instalado nesta obra-prima de vitral.

Em 21 de julho de 1974, cinco anos depois de fazer história como os primeiros homens a pisar na Lua, os astronautas da Apollo 11 Michael Collins, Neil Armstrong e "Edwin "Buzz" Aldrin apresentaram à Washington National Cathedral (Catedral Nacional de Washington) uma pequena lembrança da viagem que fizeram à Lua.

Nos quatro anos que antecederam a chegada da rocha lunar à catedral, o administrador da NASA, Dr. Thomas Pain, trabalhou em estreita colaboração com o artista de St. Louis, Rodney Winfield, para projetar e construir a janela que abrigaria a rocha. Conhecida pela maioria como Space Window (Janela Espacial), a criação de vitrais retrata estrelas e planetas orbitantes em tons de azul, verde, branco, laranja e vermelho, inspirada em fotos tiradas da missão Apollo 11. Foi tomado cuidado especial para instalar a rocha, que foi colocada no centro de um planeta (ou talvez da Lua) Na metade superior da janela. A amostra é envolta em uma pequena cápsula, hermética, cheia de nitrogênio para evitar a deterioração. A vedação foi realizada em um ambiente de nitrogênio para evitar a entrada de ar na cápsula durante o processo.

Rocha lunar escondida

A rocha em si pesa apenas 7,18 gramas e estima-se que tenha cerca de 3,6 bilhões de anos. Ela foi coletado do Mar da Tranquilidade da Lua e é composto essencialmente de basalto, que se acredita ser o resultado do fluxo de lava. O pyroxferroite, um mineral desconhecido na Terra, também foi encontrado na amostra.

A rocha foi juntamente apresentada à Catedral Nacional em Washington D.C. pela tripulação da Apollo 11, pelo benfeitor da janela, Dr. Pain, e por Dr. James Fletcher, o administrador presidente da NASA na época. A cerimônia comemorou o quinto aniversário do primeiro pouso lunar. O presidente Nixon aprovou o presente no começo daquele ano.

Embora muitos considerem a ciência e a religião como incompatíveis, a Space Windown da Catedral Nacional incorpora a interseção do pensamento religioso com o espírito de exploração e os mistérios do universo.

O que você deve saber antes de ir

A Space Window está localizada no lado sul da catedral. Perto dali, no topo da torre oeste da catedral, um grotesco Darth Vader apresenta um elemento de ficção científica inesperado ao motivo espacial.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados: