Skip to main content
  • A animada Beale Street em Memphis, no Tennessee
    Ver mais

    Visita a lugares emblemáticos da história da música em Memphis, no Tennessee

  • Tributo a Johnny Cash em Jonesboro, no Arkansas, onde o cantor passou sua infância
    Ver mais

    Homenagem a Johnny Cash em Jonesboro, no Arkansas

  • Crystal Bridges Museum of American Art, fundado por Alice Walton em 2011, em Bentonville, no Arkansas
    Ver mais

    Bentonville, Arkansas: onde Sam Walton fundou o Walmart

  • O Clinton Presidential Center (Centro Presidencial Clinton) em Little Rock, Arkansas, inclui uma biblioteca, museu e programa acadêmico
    Ver mais

    O presidente de Little Rock, no Arkansas

  • Cruzamento em Clarksdale, no Mississippi, onde Robert Johnson teria vendido sua alma ao diabo para aprender a tocar o blues
    Ver mais

    O teatro e o blues em Clarksdale, no Mississippi

  • Caminho que leva à Rowan Oak, casa do autor William Faulkner em Oxford, no Mississippi
    Ver mais

    Caminhada pelas ruas de Oxford, no Mississippi

Delta Blues Museum, uma antiga estação de trem em Clarksdale, no Mississippi
Ver mais

Seguindo os passos de ícones do sul

  • Distância da rota:
    1.300 km
  • Tempo recomendado:
    5 dias

Explorando lugares onde abunda a inspiração

A essência da região Sul geralmente está presente nas letras das músicas escritas por compositores e cantores famosos. Siga este roteiro para explorar as vistas, os sons e os destinos favoritos de alguns dos nomes mais ilustres da região Sul. Você descobrirá as marcas importantes que as estrelas do Sul – políticos, comerciantes, lendas da música ou artistas famosos – deixaram nas cidades que ajudaram a construir seus nomes.

01
A animada Beale Street em Memphis, no Tennessee
Ver mais

Visita a lugares emblemáticos da história da música em Memphis, no Tennessee

Comece a marcar o ritmo da música assim que desembarcar no Aeroporto Internacional de Memphis. Você estará chegando à meca da música, um lugar conhecido como "morada do blues" e "local de nascimento do rock 'n' roll". Comece sua viagem visitando o Stax Museum of American Soul Music (Museu Stax de Música Soul Americana) para ver a exposição de 2 mil objetos culturais, exposições sobre música e itens dedicados a preservar o legado da música soul americana. Na sequência, visite um dos mais famosos estúdios de gravação do mundo, o Sun Studio. Faça uma excursão pelo local onde Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash gravaram grandes sucessos. Por falar em Elvis, nenhuma visita a Memphis fica completa sem uma parada em Graceland, a casa do "Rei do rock 'n' roll". Faça um passeio pela antiga quadra de raquetebol, onde hoje estão expostos seus figurinos de apresentações, e preste sua homenagem no túmulo do cantor, no Meditation Garden. Aproveite para passear pela Beale Street, que recebe apresentações de bandas desde a década de 1860 e onde é possível ouvir músicas de todos os gêneros, do lendário blues ao rock e ao soul. Visite também o Arcade Restaurant, que serviu de locação para as adaptações dos romances O Cliente e A Firma, escritos por John Grisham, além do filme biográfico de Johnny Cash, Johnny e June. Para comprar cópias autografadas dos livros de John, visite a Burke's Bookstore. Para conhecer o lado cultural de Memphis, faça a sua reserva em uma excursão a pé com um especialista local, Jimmy Ogle, antes de seguir para o noroeste em direção ao seu próximo destino.

Mais informações
114 km
1 hora de carro
02
Tributo a Johnny Cash em Jonesboro, no Arkansas, onde o cantor passou sua infância
Ver mais

Homenagem a Johnny Cash em Jonesboro, no Arkansas

A cerca de uma hora de Memphis, visite a cidade onde o escritor John Grisham passou os quatro primeiros anos de sua vida. Nas proximidades, a cidade de Dyess, conhecida originalmente como Dyess Colony, viu a grande lenda da música country Johnny Cash crescer. A casa onde o cantor passou a sua infância na época da Grande Depressão ficava localizada nessa comunidade federal de reassentamento de agricultores. Criada em 1934, a colônia ressurgiu com a restauração de diversas construções históricas, como a casa de Johnny Cash, que foi restaurada em 2012. Em 2013, a restauração da casa do músico recebeu o prêmio de excelência em restauração da Historic Preservation Alliance of Arkansas (Aliança de Preservação Histórica do Arkansas), através do programa de locais históricos da Arkansas State University (Universidade Estadual do Arkansas). Em Jonesboro, um destaque do mês de agosto é o Johnny Cash Music Festival (Festival de Música Johnny Cash), que angaria fundos para obras de restauração e atrai grandes nomes da música country, como Reba McEntire, Rosanne Cash e Loretta Lynn. Depois de prestar suas homenagens, é hora de seguir para a próxima cidade.

505 km
5 horas de carro
03
Crystal Bridges Museum of American Art, fundado por Alice Walton em 2011, em Bentonville, no Arkansas
Ver mais

Bentonville, Arkansas: onde Sam Walton fundou o Walmart

Aprecie as vistas desse meio dia de viagem pela região das Ozarks Mountains (Montanhas Ozark) até chegar a Bentonville, no nordeste do Arkansas. Em 1950, Sam Walton abriu sua loja de conveniência na agitada praça principal de Bentonville. Desde então, o pequeno estabelecimento cresceu e tornou-se líder mundial de varejo. Hoje, o local da loja original abriga o The Walmart Museum (Museu Walmart). Os visitantes podem visitar a galeria de exposições, a loja original e o The Spark Café, onde há uma máquina de refrigerante da velha-guarda. Ao norte do centro de Bentonville, encontra-se o Crystal Bridges Museum of American Art (Museu Crystal Bridges de Arte Norte-Americana), museu de entrada gratuita fundado por Alice Walton em 2011. O local abriga um acervo avaliado em US$ 500 milhões, com obras de todos os períodos da arte norte-americana, incluindo obras da coleção particular da fundadora do museu. Faça uma parada no Eleven Restaurant, o restaurante do museu, que serve pratos típicos da região. O Museum of Native American History (Museu de História Nativa Americana) também vale a visita antes de continuar sua viagem para o sul, em direção à capital do estado.

Mais informações
341 km
3 horas de carro
04
O Clinton Presidential Center (Centro Presidencial Clinton) em Little Rock, Arkansas, inclui uma biblioteca, museu e programa acadêmico
Ver mais

O presidente de Little Rock, no Arkansas

A maior atração da encantadora e histórica cidade de Little Rock recebe o nome de seu ex-morador mais ilustre. Visite o Clinton Presidential Center (Centro Presidencial Clinton) para ver exposições sobre as campanhas presidenciais e os mandatos de Bill Clinton como presidente. No centro da cidade, faça uma excursão pelo Governor's Mansion (Palácio do Governador). Durante a primeira campanha presidencial de Clinton, um restaurante muito movimentado era o Doe's Eat Place, onde o então candidato concedeu sua entrevista de capa à Rolling Stone. No local, escolha os filés ou os tamales, que são servidos com chili ou catchup e bolachas salgadas. O Trio's Restaurant, famoso por seu bolo de morango, era outro lugar muito frequentando pela família do político. Bill Clinton costumava fazer suas compras de fim de ano na véspera de Natal, principalmente no bairro Heights. Agende uma visita à Little Rock Central High School, a primeira escola de ensino médio do sul do país a aceitar alunos de todas as raças, em 1957, seguindo a determinação da Suprema Corte no caso Brown contra a Secretaria da Educação. Se estiver na cidade no final de abril, participe do Arkansas Literary Festival (Festival de Literatura do Arkansas). Essa é a preparação perfeita para a parada seguinte, a algumas horas de distância, no Mississippi.

Mais informações
237 km
3 horas de carro
05
Cruzamento em Clarksdale, no Mississippi, onde Robert Johnson teria vendido sua alma ao diabo para aprender a tocar o blues
Ver mais

O teatro e o blues em Clarksdale, no Mississippi

Atravesse o rio Mississippi até a região do Delta do Mississippi, onde a cidade de Clarksdale deu origem ao blues e estimulou a criatividade do extremo sul. O dramaturgo Tennessee Williams mudou-se de Clarksdale ainda criança, mas a cidade serviu de cenário para diversas de suas obras famosas. O Tennessee Williams Park (Parque Tennessee Williams) é dedicado ao escritor e o Cutrer Cultural Arts Center (Centro de Artes e Cultura Cutrer) celebra sua obra. Aproveite para fazer uma excursão a pé pelo centro histórico para conhecer locais importantes para a vida dessa figura lendária. Se estiver na cidade em outubro, aproveite para participar do Tennessee Williams Festival (Festival Tennessee Williams) e assistir a apresentações e representações ao vivo. 

Para mergulhar na história do blues local, visite o famoso Ground Zero Blues Club, do qual o ator Morgan Freeman é sócio. Na sequência, atravesse a rua para visitar o Delta Blues Museum (Museu Delta Blues), uma antiga estação de trem. O local conta com muitas exposições relacionadas ao blues, como a cabana onde Muddy Waters passou a juventude. Na sequência, visite o Rock and Blues Museum (Museu do Rock e do Blues) para ver itens relacionados ao mundo da música que datam das décadas de 20 a 70, como vinis antigos e gravações em 78 rpm da lenda do blues, e Robert Johnson, outro grande nome nascido no Mississippi. Antes de partir em direção a Oxford, aventure-se em Crossroads, onde se encontra o cruzamento da State Street e da Desoto Avenue. Diz a lenda que foi nesse local que Robert vendeu sua alma ao diabo para aprender a tocar.

Mais informações
103 km
1 dia de carro
06
Caminho que leva à Rowan Oak, casa do autor William Faulkner em Oxford, no Mississippi
Ver mais

Caminhada pelas ruas de Oxford, no Mississippi

Depois de seguir para o leste pela Highway 278 (Rodovia 278), você chegará a uma pitoresca cidade sulista construída nos moldes de Oxford, cidade da Inglaterra. Imagine o jovem William Faulkner, vestido a caráter, caminhando pelas ruas. Os passeios levavam o escritor a Rowan Oak, casa que ele comprou na década de 30 e que permanece aberta para visitação graças à University of Mississippi (Universidade do Mississippi), que a comprou em 1972 para fins de preservação e educativos. Observe as paredes do escritório da casa, onde o escritor esboçou o romance "A Fable" (A Fábula, em tradução livre), obra ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1954. Dentro e fora de casa, no terreno de 11,7 hectares, William Faulkner contava histórias sobre fantasmas a suas sobrinhas, seus sobrinhos e filhos. Diversas dessas histórias constam no livro escrito por sua sobrinha, Dean Faulkner Wells, "The Ghosts of Rowan Oak, William Faulkner's Ghost Stories for Children" (Os fantasmas de Rowan Oak – As histórias de William Faulkner sobre fantasmas, para crianças, em tradução livre). Após a morte do escritor, em julho de 1962, o cortejo de seu funeral passou pela praça principal da cidade. Ele foi enterrado no St. Peter's Cemetery (Cemitério de São Pedro). Hoje há uma estátua em sua homenagem no centro da cidade, no mesmo local onde se encontra a famosa Square Books. Agora que você já sabe um pouco sobre alguns dos nomes mais marcantes do sul, percorra o trajeto de 110 quilômetros de volta para Memphis, o ponto de partida dessa jornada, para pegar um voo de volta para casa.

Mais informações